MADRE TERESA DE CALCUTÁ

     Religiosa iugoslava. Nasceu em 27 de Agosto de 1910, na República da Macedônia, registrada albanesa e naturalizada indiana. Faleceu em 05 de Setembro de 1997.

      Radicou-se na Índia (Bengala) desde l918.

      Em 1950, Madre Teresa, cujo nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, para dar assistência aos pobres do sub-continente indiano.

    De 1929 a 1948, ela ensinou em Bengala, abriu uma escola e logo a seguir iniciou uma casa para os doentes terminais e uma clínica móvel para os leprosos. Recebeu a ajuda de um grande número de mulheres indianas que adotaram como uniforme um sari de algodão branco, com três faixas azuis. O grupo foi reconhecido pelo arcebispo de Calcutá, como congregação de freiras, em 1950 e pelo vaticano 15 anos mais tarde.

   As Missionárias da Caridade espalharam-se pelo mundo todo. “Embora católicas romanas, sempre tiveram o cuidado de respeitar as crenças das pessoas que tratam. Faz parte de suas regras trabalhar com os mais pobres dentre os pobres. Insistem em trabalhar “na rua”, e não se encarregam de instituições como orfanatos e hospitais”.

    A fundação dessa benemérita madre conta atualmente com mais de mil religiosas.,

    Desde 1963 existe uma Congregação de Irmãos Missionários de Caridade.

    Madre Teresa recebeu um grande número de honrarias e prêmios em sua vida, entre os quais podemos citar: Prêmio Internacional da Paz João XXIII(1971) e o Prêmio , Nobel da Paz (1979).

    Em 1979, veio a Salvador (BA), a convite do cardeal primaz do Brasil, para orientar o trabalho da diocese junto aos pobres.

    Depois de uma vida sacrificial, mas maravilhosa pelos frutos, madre Teresa aposentou-se.

   Deixou para a humanidade esse belíssimo pensamento: “Para mostrar nosso amor por Deus e pelo próximo, não precisamos fazer grandes coisas. E’ a quantidade de amor que colocamos naquilo que fazemos que torna bonita aos olhos de Deus a nossa oferenda”.

   Sem dúvida alguma Madre Teresa é um dos grandes prepostos do Cristo que desceu à Terra em missão longa e profícua de amor sublime.

Maria Madalena Naufal

Anúncios