A Doutrina Espírita nos esclarece que a vida verdadeira, a única vida, é a vida do Espírito. O corpo físico é apenas um reflexo daquela, e se mantém vivo através de trocas constantes de energia, as células que se renovam, pela respiração, alimentação, etc, isto estudado e explicado pela Biologia e Fisiologia.

“Em verdade, em verdade eu vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só; mas, se morrer, dará muito fruto” (Jesus). Exemplo da semente: é preciso que ela renuncie a si mesma (dar de si mesmo) para que a vida que há nela, oculta, se manifeste.

Eis o segredo da vida: DAR e RECEBER. Quem pouco dá, pouco recebe.

Por isso o Egoísmo é contraproducente (em todas as suas expressões), é destrutivo.

Quem se doa, aumenta a vida real e por reflexo a vida corporal, potencializa a vida, cresce, fortalece-se para suportar os pesos da vida

A capacidade de receber está diretamente relacionada à capacidade de doar. Somente se evolui auxiliando e sendo auxiliado, pois a vida consiste em aprender e ensinar e quem mais ensina, mais aprende e por pouco que saibamos, há alguém que sabe menos ainda, a quem podemos ensinar e também sempre teremos lições a serem aprendidas.

Esse doar-se é a materialização do amor. Amor é vida. O Amor fala em mansuetude e brandura, paz e esperança, e exige grande esforço e tempo a fim de aprendermos e concretizá-lo. No amor encontramos as respostas para todas as nossas situações problemáticas.

Amor: quando mais se dá mais aumenta.

Recordemos a lição de Jesus, agindo com amor: Amar o próximo como a si mesmo; fazer pelo outros o que quereríamos que nos fizessem. Caridade é o amor em ação.

Livro dos Espíritos, Questão 886 – Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? Resposta: Benevolência para com todos, Indulgência para com as imperfeições alheias e Perdão das ofensas.

Eis a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os nossos deveres para com o próximo.

Somente quando aprendermos a sermos caridosos, a amar e nos doar, como ensinou o Mestre Jesus, conquistaremos a felicidade e teremos vida em plenitude.

(Edson Luis da Silva)

Anúncios